Subtítulo

Diário de uma guerra contra a balança.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

De um Jeito ou de Outro

129,7 Kg / IMC 40,47 / 2,6 kg Vencidos!

Quando era criança, muitas vezes ouvi minha mãe dizendo: "De um jeito ou de outro você vai comer".

Ao contrário de muitos adultos, que ao pronunciarem essa frase queriam dizer: "Você vai comer por bem ou por mal", o que na prática significava comer na base da pressão verbal, com gritos, xingamentos e até ameaças ou na base da porrada mesmo (aliás, alguém me explica onde fica a parte do "por bem" nessa história?), minha mãe queria dizer que eu comeria os alimentos, principalmente legumes e verduras, preparados de uma forma ou de outra.

Se eu não queria comer espinafre ao molho branco, como até hoje meus pais gostam de comer, eu comeria frito com ovo. Eu não gostava, e até hoje não gosto, de abóbora, mas comia batida no liquidificador com outros legumes na forma de uma sopa. E assim por diante.

Pelo que me lembro, desde muito pequeno eu me interessei por cozinhar, e acho que essa postura da minha mãe foi um fator importante para isso. Essa alquimia da culinária me fascina. Basta mudar a forma de preparar, ou acrescentar um tempero ou misturar dois ingredientes que antes eram comidos separados, ou até alterar simplesmente a ordem do preparo que o sabor se transformava. Na cozinha, a ordem dos fatores realmente altera o produto.

Acho particularmente importante esse contato com os alimentos para quem pretenda emagrecer ou ter uma vida mais saudável, experimentar novos sabores em alimentos que antes eram tidos como "ruins". Para a famosa reeducação alimentar é preciso antes uma experimentação alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário