Subtítulo

Diário de uma guerra contra a balança.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Salada de Berinjela Árabe - 1a Tentativa



Essa foi a primeira tentativa de fazer uma receita de salada de berinjela. Eu sou louco por berinjela e faz tempo que eu queria uma receita dessas. Encontrei em uma revista, mas como não tinha todos os ingredientes, fiz algumas adaptações e também substitui ou acrescentei algumas coisas ao meu gosto pessoal.

Ingredientes:

- 1 berinjela média
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 tomate
- 1 cebola grande ou 2 cebolas pequenas (eu usei duas, uma branca e uma roxa)
- 2 colheres de sopa de azeite (eu usei 3, mas acho que ficou demais)
- 7 azeitonas pretas
- 2 colheres de sopa de champinhom
- 5 ramos de salsinha e cebolinha (ou mais, se preferir)
- Água e gelo o quanto bastem

Modo de Fazer:

1) Corte a berinjela em rodelas grossas e depois corte essas rodelas em quatro. Coloque-as em um pote com água. Reserve.

2) Coloque uma panela com água para ferver, quando estiver fervendo coloque o tomate, apague o fogo e deixe-o lá por cerca de um minuto. Tire-o da água quente e jogue-o em um pote com o gelo e um pouco de água fria.

3) Pique o pimentão vermelho em pedaços grandes. Descasque e corte a(s) cebola(s) em oito pedaços, espalhando as camadas (eu esqueci de fazer isso e precisei fazer na panela). Reserve.

4) Quando pegar o tomate, ele estará levemente enrugado, corte uma dessas rugas e o resto da pele vai sair facilmente nas suas mãos. Depois disso, corte o tomate em oito, retirando as sementes e reserve.

5) Em uma panela média para grande, coloque a(s) cebola(s) e uma pitada de sal. Esse sal não é para salgar, mas para extrair a água da cebola. Vá mexendo até elas dourarem levemente.

6) Acrescente o pimentão e o azeite e refogue essa mistura por cerca de um minuto, depois adicione a berinjela e o tomate. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por uns dez minutos, mexendo de vez em quando. Se precisar, acrescente pequenas quantidades de água (aproveite a água quente do tomate, por exemplo).

7) Enquanto o cozimento ocorre, desencaroce as azeitonas. Dica: pressione a lateral da faca sobre cada uma e ela vai se abrir, soltando o caroço. Destroce-as com as mãos de uma forma rude. Pique a salsinha e a cebolinha.

8) Ao final do tempo de cozimento, apague o fogo e acrescente as azeitonas, o champinhom, a salsinha e a cebolinha. Se quiser pode adicionar uma pimenta malagueta (eu coloquei um pouco de molho apimentado).

Está pronta. Pode servir quente ou fria. Perfeita para acompanhar uma saladinha de rúcula como a da foto, com cerca de 145 Kcal.

Particularmente eu acho que adicionei muita água durante o cozimento, e coloquei uma colher a mais de azeite do que seria necessário e por isso ela ficou um pouco mole. Vou experimentar fazer de novo em um outro momento e posto para vocês como ficou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário