Subtítulo

Diário de uma guerra contra a balança.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“Se for gostoso, não coma!”

130,8 kg / IMC 40,67 / 2,0 kg Vencidos!

A receita que eu postei ontem, gerou um comentário de uma pessoa em um grupo que eu faço parte no facebook onde ela afirmou que a receita não era boa para quem estava em uma guerra com a balança por conter creme de leite e queijo parmesão. Expliquei a ela que as quantidades eram pequenas e distribuídas em quatro porções e ela aceitou a minha explicação.

Lembrei de uma tirinha do Recruta Zero na qual o Sargento Tainha recebe a seguinte dieta de seu médico: “Se for gostoso, não coma!”, e no último quadrinho vemos ele comendo pizzas fazendo caras e sons de quem não está gostando. (Aliás, se alguém encontrar esta tirinha perdida aí na net, me avisem. Eu procurei e não achei).

É comum, quando alguém tenta emagrecer, seguir exatamente essa indicação. Corta-se tudo! Pães, doces, queijos, e termina-se com uma coisa insossa e desagradável, transformando a dieta em um grande sofrimento.

Não é de se admirar o porquê de tantas dietas não darem certo, não é?

Uma nutricionista amiga minha certa vez me disse que quando ela monta uma dieta para um cliente, costuma fazer exatamente o oposto, ela vê o que ela pode acrescentar a alimentação primeiro, para depois pensar, junto com ele, o que ela pode substituir ou reduzir. Ela só propõe eliminar os alimentos mais gordurosos e calóricos e mesmo isso é passível de negociação com o cliente, que pode “não viver sem aquilo”.

Eu por exemplo, não vivo sem chocolate. Ontem, minha sobrinha resolveu fazer um brigadeiro de panela. Eu comi. Uma colher de sopa! Junto com alguns morangos para saborear lentamente. E isso satisfez a minha vontade de comer chocolate e foi uma ótima forma de fechar o meu dia. Sem sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário